Powered by the Apocalypse

Powered by the Apocalypse (PbtA) é o nome do sistema desenvolvido para o jogo de 2010 Apocalypse World, este sistema também foi usado em Monstro da Semana, Dungeon World, Monsterhearts e vários outros RPGs. Apocalypse World ganhou o 2010 Indie RPG Awards na categoria Most Innovative Game.

Jogos que são Powered by the Apocalypse são todos focados na resolução das ações dos personagens em seus Movimentos. Todos os personagens tem acesso a uma seleção padrão de movimentos que variam de jogo para jogo, por exemplo, o movimento padrão de ataque em Monstro da Semana é “partir pra porrada” e em Dungeon World é “matar e pilhar”.

Apocalypse World, Monstro da Semana, Dungeon World e a maioria dos outros jogos PbtA são baseados em classes, sendo que a classe selecionada para um determinado personagem dá a ele acesso a outros movimentos além daqueles comuns a todos. Nas classes, ou tipos de caçadores, de Monstro da Semana estes movimentos em podem conceber habilidades que vão além do normal, como a habilidade Telepatia de um Sinistro, podem conceder recursos, como Mobilidade de um Profissional, ou podem ser coisas estranhas que eles podem fazer, como a característica Incorpóreo de um Monstruoso que permite atravessar paredes.

Alguns destes movimentos concedidos pela classe do personagem funcionam automaticamente, mas os que não são automáticos sempre seguem o mesmo formato. Role dois dados de seis lados e adicione a classificação relevante do personagem (o que varia de jogo para jogo) — com 10+ o movimento é bem sucedido, com 7-9 o movimento é um sucesso parcial e o personagem recebe um resultado menor ou escolhe uma opção de uma lista de consequências, e com 6 ou menos o movimento falhou e o Mestre do Jogo faz um movimento próprio, possivelmente com consequências negativas par ao personagem atuante (por exemplo, tendo que lidar com danos).

Outros jogos que são Powered by the Apocalypse, lançados ou previstos no Brasil:

  • Apocalypse World, a ser lançado no Brasil no próximo ano.
  • Dungeon World, lançado no Brasil pela Secular Games.
    Legacy: Life Amonge the Ruins, a ser lançado no Brasil pela Lampião Game Studios no próximo ano.
  • Urban Shadows, a ser lançado no Brasil pela Lampião Game Studios no próximo ano.
  • Monsterhearts, a ser lançado no Brasil pela Kobolds Den (sem previsão).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s